Solicite uma cotação
0300 788-7676
(14) 2106-7676

O seguro contribui para bons resultados das locadoras

Os riscos e as incertezas são inerentes ao cotidiano das empresas e, se não bem mensurados, tratados e administrados, podem comprometer a saúde financeira e até mesmo a sua sobrevivência. Daí a necessidade imperiosa do empresário avaliar os riscos a que está exposto e tratá-los adequadamente, minimizando o máximo possível a possibilidade de suas ocorrências e as suas consequências, transferindo-os, sempre que possível, para uma seguradora.

Nas locadoras, o veículo é o principal ativo, através do qual a locadora obtém as suas receitas operacionais e onde residem os maiores riscos para os seus resultados. O empresário deste segmento necessita se manter atento e consciente dos riscos a que está exposto, desde o momento da decisão pela compra de uma marca e modelo de um veículo até a sua venda. E o seguro pode e deve fazer parte das soluções para a sua eficaz gestão, devendo buscar sempre a assessoria e consultoria de uma corretora de seguros que entenda do seu negócio, para bem orientá-lo na contratação de coberturas a preços justos.

As rubricas referentes aos custos com a contratação de seguros, de manutenção e de reparabilidade de danos eventualmente causados aos veículos por sinistros, não passiveis de indenização pelas seguradoras, tais como prejuízos referentes às franquias, perda de dias de locação pela sua imobilização, carro reserva e de sinistros não cobertos e, ainda, aqueles decorrentes da prática do auto seguro, devem merecer especial atenção e cuidado por parte do empresário. É aconselhável que, antes de decidir pela compra, verifique os custos de seguros, de reparabilidade e de manutenção daquela determinada marca e modelo sob análise de compra e, para auxiliar o empresário neste mister, existem ferramentas e informações à sua disposição que podem contribuir para a sua decisão.

Em decidindo pela prática do auto seguro, é importante que a locadora que não tenha uma estrutura adequada para a gestão dos seus sinistros, contrate os serviços de regulação através de empresas especializadas, exigindo destas a apresentação de relatórios, fotos e orçamentação que possam efetivamente auxiliá-lo na gestão e na decisão de pagamento dos prejuízos decorrentes de sinistros com os seus veículos.

Até mesmo na identificação de avarias e precificação dos custos no momento do retorno do veículo locado em balcão e da desativação de sua frota, em contratos de terceirização, é importante contar com os serviços destas empresas, minimizando as áreas de conflitos com os locatários e reduzindo as suas perdas.

No estágio final, que é o da desmobilização da frota, o seguro também pode contribuir em muito para o giro mais rápido e melhor precificação do seu ativo à venda, através da contratação de seguro de garantia mecânica para câmbio e motor. Hoje esta modalidade já é comercializada por seguradoras e corretoras de seguros especializadas, cujo custo de contratação pela locadora representa um investimento que contribui para eliminar o preconceito que o consumidor final possa ter em adquirir veículos de locadoras, na medida em que o adquire com garantia de 12 meses a partir da sua compra.

Dessa forma a garantia torna-se também um bom argumento que colabora para a qualidade e eficácia do anúncio de seu veículo através das diversas mídias, em especial, nos portais de classificados de veículos. É no preço de venda e giro rápido do seu estoque que o empresário pode melhorar o resultado que o veículo adquirido e locado efetivamente lhe proporcionou.

Artigo publicado no Anuário da ABLA - 2013
Autor: Ildebrando T. S. Gozzo
Diretor Geral da ST Corretora de Seguros, é Pós Graduado em Administração e Gerência de Seguros pela PUC-RJ e Pós Graduado em Franchising pela Lousiana State University