Solicite uma cotação
0300 788-7676
(14) 2106-7676

A Serviço da Desmobilização das Frotas de Locadoras

A TECNOLOGIA possibilita transformar os dados armazenados pelas empresas, em informações, contribuindo para a gestão dos processos e tomada de decisões pelos seus gestores, traduzindo-se numa ferramenta eficaz para a redução de seus custos e consequente ampliação de seus resultados.

Para as locadoras de veículos há no mercado automotivo, à disposição dos gestores, informações relevantes que podem auxiliá-los na decisão de compra de veículos para compor a sua frota, tendo em vista os custos de reparação e de manutenção de algumas marcas/modelos, com comparativo por categoria de veículo.

Assim também, a tecnologia coloca à disposição dos gestores das locadoras soluções importantes para a desmobilização das suas frotas.

São diversas as alternativas que as locadoras têm para a venda de seus seminovos, cada uma com seus benefícios, destacando-se:

  • Venda individual direta ao consumidor final;
  • Venda, individual e por lote, para concessionárias e lojas multimarcas;
  • Leilões;
  • Venda, nos contratos de terceirização, para o usuário do veículo.

As alternativas são escolhidas segundo a estrutura que a locadora possui para a venda dos seminovos, e o tempo que a locadora tem para dispor de seu ativo, face a necessidade de ajuste do seu fluxo de caixa, decorrente da aquisição de novos veículos para a ampliação e renovação da sua frota.

Para as locadoras que têm estrutura para venda de seminovos e tempo para dispor de seu ativo, existem, além de site próprio da locadora, outros portais para o anúncio dos veículos, possibilitando a divulgação de fotos em diversos ângulos, relação de acessórios, km, número final da placa e etc.

Ao escolher os portais para anunciar, é preciso verificar quais são as funcionalidades e a facilidade de inserção e exclusão dos anúncios, a sua navegabilidade para satisfação dos possíveis compradores, bem como as informações possíveis de serem extraídas do conjunto de anúncios, para auxiliar na gestão das vendas, tais como: “veículos mais vendidos em determinada região e o preço médio praticado pelos anunciantes do segmento”.

Observa-se uma crescente procura de compradores, por veículos de locadoras, daí a relevância da importância do site possuir uma área exclusiva para a inserção de anúncios de locadoras, que possa conduzir o internauta a priorizar a visita aos seus anúncios e, também, qual a sua classificação nos sites de buscas, em especial o Google, com argumentos de procura objetivos, como por exemplo: “comprar carros de locadoras”; “seminovos de locadoras”; “veículos à venda de locadoras”; “carros de locadoras”, dentre outros.

Enfim, são muitas as possibilidades que a tecnologia coloca ao alcance dos gestores das locadoras, para obter melhor preço de venda de seus ativos e, assim, ampliar os resultados da sua operação.

É preciso estar atento às soluções e definir com antecedência a estratégia para a venda dos seminovos.

Artigo publicado na Revista LOCAÇÃO - ABLA - Edição 62 - Setembro/Outubro 2015 
Autor: Guilherme Rafael Gozzo
Diretor de Operações da ST Corretora de Seguros, é Analista de Sistemas e Corretor de Seguros